sexta-feira, março 24, 2006

ACÇÃO DA JUNTA DE AVER-O-MAR
















Finalmente entendo que aqui, na vila de Aver-o-Mar, temos homem à altura de assumir, com a devida competência, a responsabilidade inerente ao cargo de Presidente da Junta.
Carlos Maçães, pelo que tenho observado pelos jornais, tem definido um projecto para o desenvolvimento da freguesia e não lhe faltará ânimo para o ingente esforço que lhe será necessário para o levar o cabo. Creio que isto mesmo o tem ele concretamente afirmado pelo trabalho já encetado, no bom caminho e sem hesitações. Arrumou o abusivo caos da feira no Largo do Emigrante e está em vias de mandar vassourar o enorme lixo que se acumula por toda a parte, mormente nos espaços onde se torna mais visível, impressionando muito desagradavelmente os visitantes e nós, os habitantes civilizados, nos sentimos envergonhados, amargurados, senão revoltados, pela incúria, pelo desleixo, a que foi votada a nossa terra
A Câmara Municipal que adquiriu os terrenos à empresa “Maripraia” e tinha já, para aqui, um anteprojecto para uma “intervenção fantástica”, segundo Aires Pereira o que, de facto, me tinha sido, em tempos, pessoalmente anunciado, por outro edil responsável, como coisa séria a concretizar-se “em breve”.Saiu completamente gorada a promessa. Então, tudo foi francamente abandonado. Para quem faz o percurso na marginal Avenida dos Pescadores, a partir precisamente do bar “MARIPRAIA” começam contiguamente ali as ruínas e o lixo que, para norte, têm o seu cúmulo nos espaços que as imagens acima denunciam. É simplesmente deprimente ao espírito de quem quer viver num ambiente de um mínimo de asseio e conforto o estendal de miséria que ali se patenteia. Esta artéria e estes espaços são obrigatoriamente de passagem e de ocupação de lazer para quem a partir do mês de Maio procura as nossas maravilhosas praias. Atente-se só no parque automóvel que fotografei de minha varanda num passado mês de Julho.
Face ao bom começo da acção do nosso jovem Presidente da Junta, fico na boa expectativa de que o seu entusiasmo não desfalecerá frente às dificuldades para que também há-de estar previamente preparado, mormente perante o desinteresse do Município que lhe negará a mínima ajuda porque resolveu voltar-se para outras paragens que colectivamente, pensa, lhe darão maior “glória”.
Esquecem que a principal rota da Póvoa se faz para norte, ao longo e à vistas destas encantadoras praias até à majestosa penedia de Santo André .

Dimas Maio

Sem comentários: