domingo, dezembro 03, 2006

SER E SABER SER POLÍTICO

.
Apenas uma pequena introdução para dizer que, o que a seguir exponho, não tem uma finalidade ou rumo pessoal concretamente definido mas, tão-somente, porque quero deixar aqui publicado o meu conceito sobre o tema que sintetizo no título acima . Esse é o meu isento e único objectivo.

Estar, hoje, na política tem as suas regras, nem sempre atinentes a uma boa formação moral.
Contudo há , felizmente ainda, quem não abdique da sua dignidade, da sua honradez de carácter, não obstante saber que, para alcançar e se manter em lugar politicamente relevante, não poderá, em frequentes situações, usar da frontalidade inerente à lisura do seu corrente e normal comportamento.
Não terá, necessariamente, de ser dissimulado, mas deverá saber acautelar-se, munindo-se de boas armas, para se defender daqueles que o são. Prevenir-se contra o fingimento, a astúcia, a manha de seus inimigos e, sobretudo, de falsos amigos ( nesta área é onde existem os maiores traidores), por pretensão do lugar que ocupa, ou por despeito e inveja de seu elevado prestígio social terá de ser a preocupação da personalidade moralmente sólida para não ter, por incauto, de se queixar de vitimização.
Às constantes provocações de seus agressivos antagonistas, a personalidade forte, defende-se com o escudo de sua altivez. Não cai na asneira de usar arma idêntica de arremesso. A cilada da tentação da resposta atá-lo-á, com os liames do descrédito, perante o cidadão informado que saberá distinguir e compensar a probidade do político que ele respeita e, por ventura, elegerá para um hipotético cargo público de responsabilidade política.

1 comentário:

Blogs e Sites Poveiros disse...

A partir de hoje podem encontrar online um novo blog poveiro.

Pretendo, com a colaboração de todos, reunir numa só página links para todos os blogs e sites poveiros.

A ideia não é original. Mas ainda não conheço nenhum site de links da Póvoa. Este blog pretende ser um útil substituto para uma boa parte dos links que temos nos nossos favoritos.

Requisitos dos blogs/sites linkados: serem editados por poveiros ou sobre assuntos ligados à Póvoa; não conterem linguagem ou imagens obscenas.

Espero que este novo blog seja útil e tenha a vossa colaboração e sugestões.
Aqui fica o link:

Blogs e Sites Poveiros

Muito obrigado.