quarta-feira, maio 27, 2009

É JÁ CRÓNICA A PROMESSA ILUSÓRIA, AGORA MAIS MODERADA.

.....(clicar para aumentar).......
......Desta feita, na realidade, será apenas um barracão .

......Convenhamos que não será muito da conveniência, do decoro, a que a si próprio se deveria obrigar, a constante e perene fraude da promessa do Sr. Presidente da Câmara da capital do nosso concelho, em acabar com estado de degradante abandono a que foi votada esta freguesia denominada de vila de Aver-o-Mar.
......Têm sido promessas públicas que aqui (neste meu blog) tenho registado, desde : “ Intervenção Fantástica em Aver-o-Mar” ; “Arranjo da Marginal avança em Janeiro” (2008), …
......Desta feita, o compromisso é muito mais moderado: pretende o nosso autarca-mor “comprar por 75 mil euros (?) o edifício da antiga escola primária de Agro Velho …” E, simbolicamente, diz , a demolição da escola, em ruínas, será o início da requalificação da marginal de Aver-o-Mar com a qual a Câmara poveira quer avançar num futuro próximo (?) e que implicará a demolição do pequeno aglomerado habitacional na antiga zona da antiga feira do peixe ( deve querer referir-se ao largo de Fragosa) .
......Para mim, é óbvio que o único evento que aqui, programaticamente, se acentua e será de molde a criar falsas expectativas, é a real demolição do barracão que serviu provisoriamente de escola primária, ainda no tempo da outra senhora. Absolutamente, nada mais será realizado.
......Que ninguém tenha dúvida que este grande acontecimento estará programado para abrir a pré-campanha para a promoção do autarca local de cor laranja.

......Macedo Vieira sempre procedeu assim no seu jogo político. E é este procedimento que eu declaradamente condeno e lamento. Não fora esse senão e, pessoalmente, congratular-me-ia com a sua acção dentro dos estritos limites da cidade . Aí o seu trabalho, entendo eu, tem sido notável. A Póvoa tem evoluído progressivamente, em todos os aspectos. Urbanisticamente têm sido bem concebidos os seus planos. A cidade turística está primorosamente acolhedora, graças ao grande número de funcionários activos, em todas as categorias e especialidades de trabalho.
......Em flagrante e clamoroso contraste , se observa o manifesto abandono desta vila que, mais não fora, pela sua especial contiguidade, não mereceria a incúria ou…ia a dizer, o obstinado desprezo com que, sabe-se lá porquê, foi definitivamente arredada dos proveitos que acresceriam para a própria cidade .
......Imagina-se como beneficiaria turisticamente o nome da Póvoa de Varzim com a sua natural extensão para norte, para aqui, para onde foi prometida a tal “ intervenção fantástica” !

......E se, pelo menos, fossem demolidas as ruínas ostensivamente mantidas ao longo da marginal e se procurasse dar àqueles espaços degradados alguma decência ambiental ? Em quanto essa despesa afectaria o orçamento do Município ? E os respectivos proprietários, durante quanto tempo mais, têm de esperar pela legítima compensação ? Como acontece, não se tratará de um processo de lícita expropriação mas de uma autêntica espoliação, pois, por este andar, em sua vida não terão a devida recompensa.
......Esta ausência de progresso é devida, em grande parte, à notória falha dos diversos presidentes da Junta de Freguesia, pela sua incapacidade de reivindicarem os direitos da povoação . Chega a ser humilhante a sua submissão aos poderes da cidade .
......E a oposição concelhia, por que não acompanha e apoia os autarcas seus eleitos? Por que não os elucida, por exemplo, sobre o montante do I.M.I que a Câmara da Póvoa recolha de Aver-o-Mar ? Pelo que eu pago, imagino as centenas de milhares de que esta terra beneficiaria se lhe fosse justamente atribuída a correspondente quota-parte.
......Porquê, o P.S. poveiro se desgasta nas inglórias lutas dentro dos estritos limites da cidade onde, está mais que provado, Macedo Vieira é rei e senhor .Aqui, em Aver-o-Mar, está o seu "calcanhar de Aquiles" como o disse no meu post de 15 de Agosto de 2007. ( archives )

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo, doutor Dimas:
É por demais evidente que, mais uma vez, isto não passa de um propósito, meramente eleitoralista- -á semelhança daquilo que aconteceu em anteriores ocasiões de "eleições à porta...seja Deus louvado!".
O meu amigo tem razão quando afirma: " Macedo Vieira é rei e senhor". Tem toda a razão...porque (na minha modesta opinião) há demasiada submissão daqueles que, nesta terra, vão sendo eleitos - seja de que partido for...
Ou será que "desafiar" a "cor" do poder da sede do concelho alguma vez resultou favorávelmente?
Por isso, doutor, em Aver-o Mar, o cidadão que encabeçar a lista vencedora (seja ela qual for) tem,forçosamente, que "prestar vassalagem" a esse mesmo "poder" para não ficar a "ver navios na carreira do Brasil".
Um abraço e... vá ficando atento! Lá para o "S. Martinho" vai, certamente, ter mais histórias para contar...!

Anónimo disse...

Doutor:
Perdoe-me se saiu anónino o comentário anterior. Não foi propositado1 Sou o Manuel Lopes!

luisao disse...

caro amigo lopes
concordo com o teu comentário,e tambem com o texto do dr dimas maio.
então dizes tu, que lá para o s.martinho vamos saber mais histórias.não podes desde já levantar a ponta do veu?

Dimas Maio disse...

Amigo Manuel Lopes:

NÃO! A submissão a que se refere, como uma fatalidade a que não podem fugir os autarcas de Aver-o-Mar, não tem cabimento numa mentalidade evoluida como é a sua.
Só se deixa humilhar quem não sabe armar-se para reagir; quem não tem suficiente desenvoltura intelectual para definir uma estratégia de combate : saber unir vontades e arregimentar esforços para bradar publicamente pelos direitos desta povoação tão bela para "ver-o-mar"

Anónimo disse...

Meu amigo, dr. Dimas Maio:
Será que reconheceu esses predicados a algum dos eleitos, desde o 25 de Abril?
Agradeço-lhe o elogio que me atribui, mas preferia, antes, ter a capacidade de mudar certas mentalidades, para que os próximos eleitos pudessem ter esses predicados
Quanto ao amigo "Luisão"- penso que não é o "central" do Benfica- acho que deve identificar-se...
Assim, talvez, eu possa levantar o "véu" a que refere!

Manuel Lopes