terça-feira, maio 22, 2007

ABANDONO DE AVER-O-MAR, EM IMAGENS II


O “Rouxinol de Bernardim” fez um comentário no meu anterior post (clique aí,coments) em que, amavelmente, me censura por me referir a Aver-o-Mar como um “musseque da Póvoa de Varzim”. Mas sente-se que, intimamente, reconhece a minha revolta já que diz, em sentenciosos versos como é de seu timbre e com talento :
“ Averomar … vê o mar/ Na linha do horizonte,/A Vila ´inda há-de chegar/ Quando o povo derrubar/ Esta vil “Póvoa do Monte”
Aqui está implícita a ideia de que, na cidade, há obras desnecessárias em manifesto detrimento daquelas outras , há tempos para aqui projectadas que, se executadas, levariam ao cume o interesse turístico desta terra onde o “canto da sereia” atrai ao encanto das deslumbrantes praias para norte, até à majestosa penedia de Santo André. Ali há uma linda pousada.
Foi abandonado o projecto porque, erradamente pensou o mandarim, não lhe daria a relevância pessoal e a majestade a que se curvam os seus aduladores.
Já se viu que a tal obra, referida em tempo de eleições, era “intervenção fantástica”, mas por que não, ao menos, se demolem as ruínas que tanto desfeiam o ambiente e provocam a indignação das pessoas civilizadas que, para estes lados, habitam.
É exemplo flagrante do desprezo a que estes locais são votados, as ruínas que a imagem mostra : ficam na “praia da Amorosa”; trata-se dum pequeno edifício que foi o posto da guarda fiscal há muito tempo; é pertença da Câmara Municipal; a despesa seria apenas a que importaria a sua demolição.
Não se pode crer noutro motivo para esta má vontade que não seja alguma reservada represália . Quem a terá merecido ?...

1 comentário:

rui travessas disse...

ola sr. dimas é com muito agrado q encontro o seu blog neste universo enorme q é a internet.estava a pesquisar na net noticias sobre aver-omar,e encontrei com muito agrado as suas opinioes sobre aver-o-mar sobre as quais assino por baixo.fico contente por ter encontrado o seu blog,pois apesar de estar emigrado no luxemburgo,conheço muito bem a si ,á sua esposa a dona julieta,a sua filha q foi minha professora de frances alguns anos,como tambem os seus netos.o meu nome é rui travessas martins,morava perto de si em frente ao campo futebol.o meu falecido avô é o joaquim maeiro ,de certeza q o sr. dimas deve ter conhecido.a dona julieta é amiga da minha mae ondina.é com agrado q verifico q a sua paixao por aver-o-mar nao esmoreceu.li muitas vezes os seus artigos de opiniao sobre a nossa vila e a forma como sempre defendeu a nossa terra.como é obvio para toda gente aver-o-mar sempre foi descriminada em relaçao as outras freguesias,pela camera municipal.uma terra com a nossa grandeza devia ter outro tipo d infraestruturas,a nivel desportivo,de saude,social.nao é compreensivel por exemplo q nao existam pontos d reciclagem na coroa do rio,onde s realiza a feira semanal ao domingo.é triste em pleno verao os turistas a passear ate á praia e passar pelos contentores do lixo ,com o lixo todo misturado....em pleno 2009 isso nao é compreensivel.eu mesmo cheguei a enviar emails para a nossa junta d freguesia a fazer essa critica.pelo menos responderam ao meu email,o q mostra q ha pelo menos uma abertura para a critica.espero q a camera da povoa mude a sua maneira d tratar a nossa vila.espero q continue a lutar pela nossa vila,pois s todos fossem como o sr.dimas a nossa terra nao era enxuvalhada como é.daqui do luxemburgo mando um grand abraço para si ,para a dona julieta,para a sua filha ana e para os seus netos,pois brincamos muitas vezes juntos.felicidades e até sempre. rui travessas martins