terça-feira, abril 03, 2007

. . . INDIGNIDADES POLÍTICAS II

.
O título que utilizei no meu texto anterior foi o estímulo à minha memória para contar aqui, em termos de conversa amena, um caso que, julgo, se insere neste mesmo tema porquanto revela o desplante de que são capazes políticos cuja ciência maquiavélica subjuga tudo quanto lhes possa emperrar a ascensão para o pináculo que determinaram alcançar.
Convém referir que, são remotos, o tempo e o espaço da narração.
Contudo, os heróis existem ainda e continuam numa situação confortável de domínio do poder .
Eram eles, então, um presidente e dois vice-presidentes. Diziam-se solidários e agiam de conformidade contra os seus virtuais opositores.
Acontece que os três tinham em grande conta um quarto senhor que laborava em seus domínios e a sua própria ambição combinava perfeitamente com os desígnios daqueles outros que, por isso, solidariamente, resolveram elevá-lo à categoria de director de uma empresa situada no espaço da sua administração.
Para tal combinaram, os três, um golpe que Nicolau Maquiavel teoricamente louvaria no seu “Príncipe” porque, entenda-se , era o interesse geral do reino prevalecendo sobre os seus interesses individuais.
A manobra, porém, não resultou porque alguém a denunciou por absolutamente imoral e à margem da lei.
Mas, condenado foi apenas aquele que tomou a seu cargo a concretização do plano elaborado, supõe-se, também pelos outros dois responsáveis. Estes desviaram-se da culpa porque , coincidente foi a sua ausência para longínquas estâncias na altura de pretensa regularização do acto da nomeação do indigitado director para a referida empresa.
Completamente desprotegido aquele que deu a cara, sofreu o ultraje de ter de abandonar o cargo de delegado político que honrosamente ocupava, tomado, sem perda de tempo, pelo outro seu colega da vice-presidência da administração local .
E assim, se revelou, a inquebrável solidariedade daqueles políticos, merecedores, por isso, de serem nomeados nestas : “INDIGNIDADES POLÍTICAS

Sem comentários: