domingo, maio 07, 2006

DÍVIDA DE GRATIDÃO






O texto que se segue foi, na sua data, publicado no jornal “O Comércio da Póvoa”
Reedito-o aqui, nesta oportunidade, confiado que a actual Junta de Aver-o-Mar terá em conta remediar, de algum modo, a ingratidão da freguesia com a responsabilidade da anteriorJunta para com Luísa Dacosta
*
Luísa Dacosta
“...é credora de eterna gratidão...”

Em caixa, na primeira página deste nosso jornal de 14/8, é referido assim o preito que a Câmara da Póvoa , rende, em sua acta 12/97, com a promessa “de mais condigna homenagem que a seu tempo promoverá ...” à insigne escritora vila-realense transmontana, na oportunidade da manifestação calorosa de apreço e simpatia que a “Comunicada Escolar da Francisco Torrinha” lhe dispensou na qualidade da sua prestigiante professora que passa à situação de aposentada.
.

No excerto não é referida Aver-o-Mar concretamente, mas tão-somente a Póvoa de Varzim e “a alma do Poveiro presente em belíssimos textos, imperecíveis actos de amor”
Engano a corrigir . Na verdade, Aver-o-Mar pertence ao concelho da Póvoa, mas o Averomarense tem identidade própria e foi ele, foi este povo, foram os homens e mulheres, simultaneamente pescadores, sargaceiros e camponeses desta terra de “A-Ver-o-Mar” que inspiraram as afectuosas “CRÓNICAS” de Luísa Dacosta, colectânea de textos de verdadeiro colorido local a tocar o poético e o nostálgico. Há ali a graça do coloquial com o acento fonético do linguajar da nossa gente. Sente-se e comunga-se da vivência das personagens no seu habitat. Há ali vida duramente vivida . Há alegria e tristeza . Há facécia e agrura nos diálogos que a autora tão fielmente sabe escutar.
O drama está ligado ao rigor da existência dos protagonistas e figurantes reais destas peças. Luísa Dacosta condói-se e solidariza-se com o sofrimento das mulheres escravas que o home maltrata. Vai com elas na carroça para o campo e carrega-lhes os filhos ao colo. Sabe o nome de todas e familiariza-se com os apelidos por que são conhecidos os seus vizinhos. Refere-se às praias e penedias de que eu posso confirmar a precisão.
.

Luísa Dacosta, por coincidência ou inspiração, lembra “Alphonse Daudet”, autor de “Lettres de mon moulin”
.
Este escritor francês, nascido em Nimes, mas vivendo normalmente em Paris, adquire um “moulin à vent” numa colina da Provença e ali se isola , como autêntico eremita, e escreve suas “lettres de mon moulin” (cartas de meu moinho)que traduzem, com rigor, toda a paisagem da sua vivência local.
.
A nossa escritora compra igualmente um moinho de vento assente sobre uma duna da praia de Esteiro, que adapta a residência de férias e escreve aí as suas “CRÓNICAS DE A-VER-O-MAR”, com personagens e elementos do ambiente que a rodeiam, procurando a fidelidade da cor local, e há elementos lexicais e fonéticos perfeitamente condizentes.
.
Na minha actividade de professor das disciplinas de Francês e Português (língua e literatura), teria hoje planeado, para algumas aulas, um estudo comparativo ou uma análise intertextual das duas obras. Tenho-as aqui à mão e, pessoalmente, encanta-me verificar pontos de encontro e acentuado paralelismo em textos escolhidos para o efeito.
.
Estou porém, também na situação de aposentado, mas fica aqui a promessa de que tudo farei para despertar as consciências para a gratidão que todos lhe devemos e, oportunamente, será prestada homenagem à altura do valor da minha emérita colega que, não obstante afastada agora das suas aulas na Escola Francisco Torrinha, Deus lhe conservará energia para continuar a docência no campo pedagógico de horizonte mais vasto.

17-08-97 Dimas Maio

7 comentários:

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

Anónimo disse...

Great site lots of usefull infomation here.
»

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

Anónimo disse...

Very best site. Keep working. Will return in the near future.
»

Anónimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Hey I'd love to congratulate you for such a great quality site!
thought this is a nice way to introduce myself!

Sincerely,
Edwyn Sammy
if you're ever bored check out my site!
[url=http://www.partyopedia.com/articles/transformers-party-supplies.html]transformers Party Supplies[/url].