sábado, abril 29, 2006

INSUCESSO DA DEMAGOGIA

JANTAR DE RECONCILIAÇÃO

Para os anais da vila de Aver-o-Mar há-de ficar registada a reconciliação, ao repasto num bom restaurante, do presidente do Município da Póvoa de Varzim com Manuel Figueiredo, ex-presidente da Junta desta freguesia, na oportunidade das eleições previstas para 9 de Outubro de 2005.
O facto foi, na altura, devidamente noticiado e comentado por um colaborador do jornal “ Póvoa Semanário” . Como não poderia deixar de ser, houve fotografia, que ora aqui se patenteia, para documentar o “notabilíssimo evento” .
O caso é que, Manuel Figueiredo, numa reunião de Câmara, insurgiu-se contra o Dr. Macedo Vieira acusando-o de nada ter feito pela freguesia de Aver-o-Mar, não cumprindo as promessas que lhe havia antecipado por ocasião de eleições anteriores. Mais concretamente, se não estou em erro, invectiva-o por não se dispor a comparticipar a abertura de uma rua no lugar da Boucinha, seu feudo de governação. Fez então pública a sua voz de que voltaria para o partido Socialista e, nesse sentido, carrearia os votos dos eleitores, seus conterrâneos, nas “próximas eleições” .
Nesta contingência Macedo Vieira e seu cúmplice, Luís Diamantino, reservaram a sua demagógica estratégia para o restabelecimento de boas relações com o autarca de Aver-o-Mar, exactamente para as proximidades do último acto eleitoral. O bom resultado do opíparo jantar (imagina-se) estampa-se no rosto dos convivas.
Só que, imprevisivelmente, como se constata, saiu-lhes o tiro pela culatra. O povo cansou-se do cata-vento e derrubou-o do pináculo em que o assentava.
Sabendo-se que a grande maioria do povo da freguesia é, por histórica opção, aderente ao PS, a reflexão tinha de acontecer, face ao descrédito para que foi conduzido o seu eleito favorito.
Confirmo, eu, esta asserção, por experiência própria . Aquando de minha competição, em já remotas eleições autárquicas, ouvia as pessoas, como a quererem justificar a sua não adesão à minha candidatura pelo PS, dizerem : “ aqui éramos todos pelo PS, mas agora votamos no Manel !.”
Faço questão de esclarecer que o Manuel Figueiredo teve a conduta concernente com o que pensava serem e eram os interesses das pessoas que ele, por sua boa índole, quis ajudar, excedendo-se até, em alguns casos, no seu favorecimento. Nesta conformidade, só da acção social se ocupou, desleixando completamente todas as outras áreas em que lhe competia intervir.
Realmente, aquando da campanha que acima referi, se eu chamava a atenção das pessoas para o abandono do ambiente, do impressionante mau aspecto da freguesia, logo recebia a resposta: “a mim, o que me interessa é minha reforma, do resto a gente já está afeita !”
Assim, não por deliberada demagogia , mas por sua maneira de ser, vivendo em inteira correspondência, tu cá , tu lá com os seus conterrâneos, Manuel Figueiredo, o ex-presidente da Junta, se manteria no posto, ad aeternum, não fora o defeito da sua humildade ( vide meu artigo sobre conceitos) que o fez crédulo perante demagógicas promessas.
Em compensação, julgo termos agora à frente dos destinos de Aver-o-Mar um jovem e sua equipa cuja acção inicial indicia uma energia bem orientada para solução dos problemas ingentes da nossa terra. Para tal não irá, o nosso autarca, em promessas e antes fará as exigências dos direitos em que tem sido preterida esta populosa vila com o favorecimento de outras freguesias, bem menos importantes, do concelho da Póvoa de Varzim.
Dimas Maio


6 comentários:

Anónimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Anónimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anónimo disse...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»

Anónimo disse...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»